Capítulos

Evangelho Árabe da Infância

Coletânea oriental da infância de Jesus, conhecida em árabe e siríaco, que expande os anos no Egito com curas pela água do banho do menino, exorcismos, a fonte do bálsamo de Matarea e o encontro com os ladrões da cruz. Junta o nascimento virginal aos milagres do Tomé e foi uma das pontes entre as tradições cristãs e o Oriente

Autoria e Data de Composição

O Evangelho Árabe da Infância é uma coletânea anônima sobre a infância de Jesus. Ela ficou conhecida pelo texto árabe que lhe deu nome, mas a maioria dos estudiosos a considera tradução de um original siríaco perdido, razão pela qual também é chamada de Evangelho Siríaco da Infância. A datação é debatida: o material reunido é antigo, e parte dele depende do Protoevangelho de Tiago e do Evangelho da Infância de Tomé, mas a forma da compilação costuma ser situada entre os séculos V e VI, ou depois. A obra não tem autor único; o nome se refere à língua do principal testemunho, não a uma autoria.

O próprio texto se apresenta como achado no livro de José, sumo sacerdote, que alguns identificariam com Caifás. Essa atribuição não tem valor histórico e segue o hábito da literatura apócrifa de ancorar a narrativa num nome antigo. Ela serve, porém, como indício do que a obra pretende ser: um registro suplementar dos anos sobre os quais Mateus e Lucas silenciam.

Encontramos o que se segue no livro de José, o sumo sacerdote, que viveu no tempo de Cristo. Alguns dizem que ele é Caifás.

Evangelho Árabe da Infância 1:1

Conteúdo Principal

A coletânea costura três blocos. O primeiro é o nascimento e a primeira infância, próximo do Protoevangelho de Tiago. O segundo é um longo ciclo de milagres durante a estada no Egito, próprio desta obra. O terceiro reúne os prodígios do menino já de volta a Israel, herdados em boa parte do Evangelho da Infância de Tomé. A tradução aqui disponível segue a edição latina de Henry Sike, base do texto que circulou no Ocidente.

A proporção entre os blocos é reveladora. Dos 55 capítulos, os nove primeiros cobrem o nascimento e a visita dos magos, os dezessete seguintes narram a viagem ao Egito e o retorno, e a maior parte do restante se passa em Belém e Nazaré. Praticamente todo episódio termina do mesmo modo: uma cura, um exorcismo ou um prodígio, seguido de louvor a Deus por parte das testemunhas.

O nascimento, a apresentação e os magos

Nascimento e primeiros dias

Os magos e a fuga para o Egito

O ciclo do Egito

A marca da obra é a expansão dos anos no Egito, sobre os quais os evangelhos canônicos silenciam. Um motivo se repete dezenas de vezes: a água em que o menino Jesus foi banhado cura leprosos, expulsa demônios e desfaz feitiços, refletindo uma sensibilidade oriental em que o corpo de Cristo santifica tudo o que toca. Junto dela funcionam outros objetos de contato: as roupas lavadas, as faixas e o pano de embrulhar. A lógica é sempre a mesma, e é a mesma que sustenta o culto às relíquias no cristianismo antigo.

Ídolos, demônios e a estrada egípcia

A menina leprosa e a cadeia de curas

Os ladrões, Matarea e o regresso

De volta a Belém: curas, vinganças e nomes conhecidos

O bloco seguinte concentra episódios domésticos em Belém, quase todos protagonizados por mulheres que procuram Maria. É a parte em que a coletânea mais se aproxima de um conjunto de relatos de santuário, com a água do banho funcionando como remédio distribuído. É também onde a obra insere identificações retroativas: crianças curadas ou tocadas pelo menino são apresentadas como apóstolos futuros, e um menino possesso é identificado com Judas Iscariotes.

Belém: a água, o forno e o poço

O dragão, o pano e o menino Judas

O menino prodigioso em Nazaré

A partir do capítulo 36 a obra muda de tom. Os episódios passam a ser os do Evangelho da Infância de Tomé, com um menino de poder incontrolado que anima barro, transforma companheiros, corrige o trabalho do pai e fulmina quem o agride. A coletânea preserva também as reações negativas: os pais proíbem os filhos de brincar com ele e o chamam de feiticeiro. Essa ambivalência ajuda a explicar a desconfiança com que o material foi lido, embora as razões da exclusão dos cânones sejam mais amplas e envolvam data tardia e falta de uso litúrgico reconhecido.

Prodígios da oficina e da rua

Serpentes, quedas e o poder que fere

A escola, o templo e o fim da narrativa

A água do banho: o motivo que organiza o livro

Nenhum outro elemento aparece com tanta frequência. A água em que Jesus foi lavado cura lepra em pelo menos quatro episódios distintos, sara olhos doentes, e o mesmo papel é cumprido pelas roupas, pelas faixas e pelo pano de embrulhar. A obra chega a formular a lógica pela boca de uma personagem curada, que pergunta se ele purifica pela água do próprio banho aqueles que compartilham da mesma natureza que ele.

Bendita é a mãe que te deu a luz, ó Jesus! Tu purificas assim, com a água em que o teu corpo foi lavado, aqueles que compartilham da mesma natureza que tu?

Evangelho Árabe da Infância 18:11

A obra também fixa tradições geográficas, como a fonte de Matarea, perto do Cairo, que ela associa à origem do bálsamo do Egito. E identifica os dois ladrões crucificados com Jesus, Tito e Dumaco, já encontrados por ele em criança no deserto. Essa identificação circulou depois em outras obras e na iconografia oriental, com variações de nome.

Onde a obra se apoia e onde ela inventa

A coletânea reescreve cenas conhecidas dos evangelhos canônicos e as amplia com material próprio. A tabela abaixo resume as três camadas mais visíveis. O alinhamento é literário: mostra de onde vem o motivo, não afirma dependência textual direta em cada caso.

BlocoOrigem provável do materialO que a obra acrescenta
Nascimento, caverna, parteira, magos (caps. 1 a 9)Lucas, Mateus e o Protoevangelho de TiagoA luz na gruta, a cura da anciã, a faixa dada aos magos e o fogo que não a queima
Estada no Egito (caps. 10 a 25)Material próprio, sem paralelo canônicoO ciclo inteiro: ídolo derrubado, exorcismos, água do banho, a mula, Matarea, Tito e Dumaco
Menino em Nazaré (caps. 36 a 53)Evangelho da Infância de ToméO tintureiro Salém, o trono do rei, os meninos-cabritos e as identificações apostólicas

Jesus que fala no berço e o paralelo no Alcorão

A obra abre com Jesus falando ainda recém-nascido para declarar sua missão. O mesmo motivo aparece no Alcorão, na Surata 19 (Maryam, vv. 29 a 33), onde o menino Jesus fala do berço para defender a honra de Maria. Há um segundo ponto de contato: a animação de aves de barro, que aqui aparece nos prodígios do menino e no Alcorão é atribuída a Jesus nas Suratas 3 e 5. As conclusões teológicas divergem: o texto cristão afirma a divindade de Cristo, e o Alcorão enfatiza sua condição de servo de Deus.

Eu sou Jesus, o Filho de Deus, o Logos, a quem tu deste à luz, como o anjo Gabriel te anunciou; e meu Pai me enviou para a salvação do mundo.

Evangelho Árabe da Infância 1:2

A relação entre as duas tradições é discutida e não há consenso sobre a direção da influência. Parte dos estudiosos aponta a coletânea como precedente possível do relato corânico; outra parte duvida que a compilação, na forma em que a conhecemos, seja pré-islâmica, e prefere falar de um fundo comum de tradições. O que se pode afirmar com segurança é que tradições desta coletânea, e da literatura de infância em geral, circulavam no Oriente Médio cristão e árabe antes e depois do surgimento do islã. Isso faz da obra um documento útil para o estudo do contato entre as duas tradições, mais do que uma fonte sobre a vida histórica de Jesus.

Recepção e manuscritos

A obra circulou amplamente no cristianismo oriental, em siríaco e árabe, e influenciou a arte e a devoção coptas e siríacas. No Ocidente tornou-se conhecida pela edição de Henry Sike, publicada em 1697 com tradução latina, feita a partir de um manuscrito árabe hoje perdido, atribuído ao século XV. É desse texto que descendem quase todas as traduções modernas que circulam, inclusive a base desta.

Existe outro testemunho importante: o Codex Orientalis 387 da Biblioteca Laurenziana, em Florença, cujo colofão o data de 1299 e o situa em Mardin. É o único exemplar ilustrado conhecido de um evangelho da infância, com dezenas de desenhos inacabados, e foi publicado por Mario E. Provera. Ele diverge da edição de Sike na ordem e na seleção dos episódios, o que reflete o caráter de coletânea aberta, ampliada e reorganizada ao longo do tempo. Parte da bibliografia recente questiona até o rótulo "árabe", por entender que ele obscurece a origem siríaca do material.

A obra ficou fora dos cânones cristãos e foi recebida como leitura devocional, não como Escritura, ainda que com prestígio nas igrejas orientais. Seu valor hoje é documental: ela mostra o que comunidades cristãs do Oriente contavam sobre a infância de Jesus, quais objetos tratavam como veículos de graça, e como a devoção mariana se articulava com a memória do Egito.