Naum 1
Jeová é um Deus que exige devoção exclusiva e que se vinga; Jeová se vinga e está pronto para demonstrar o seu furor. Jeová se vinga dos seus adversários E reserva o furor para os seus inimigos. 
Jeová é paciente e grande em poder, Mas de modo algum Jeová deixará de dar a devida punição. Seu caminho está no vendaval e na tempestade, E as nuvens são o pó dos seus pés. 
Ele censura o mar e o seca; E faz todos os rios secar. Basã e o Carmelo murcham, E as flores do Líbano murcham. 
Os montes tremem por causa dele, E as colinas derretem. A terra estremecerá diante da sua face, A terra e todos os que moram nela. 
Quem pode ficar de pé diante da sua indignação? E quem pode resistir à sua ira ardente? Seu furor será derramado como fogo, E as rochas serão despedaçadas por causa dele. 
Com uma inundação devastadora, ele exterminará completamente o lugar onde ela está, E a escuridão perseguirá os inimigos dele. 
O que vocês tramarão contra Jeová? Ele causará uma completa exterminação. A aflição não virá pela segunda vez. 
Eles são como espinhos entrelaçados E como os que se embriagam com cerveja, Mas serão consumidos como palha seca. 
Assim diz Jeová: “Embora as fileiras deles estejam completas e eles sejam numerosos, Mesmo assim serão eliminados; deixarão de existir. Eu afligi você, mas não a afligirei mais. 
E agora quebrarei o jugo dele e o tirarei de você, E romperei as suas correntes. 
Jeová ordenou a respeito de você: ‘Não haverá mais descendentes que levem o seu nome. Eliminarei as imagens esculpidas e as estátuas de metal da casa dos seus deuses. Prepararei uma sepultura para você, porque você é desprezível.’ 
Vejam sobre os montes os pés daquele que traz boas novas, Do proclamador de paz. Celebre as suas festividades, ó Judá, cumpra os seus votos, Pois nunca mais passará por você alguém imprestável. Ele será completamente destruído.”