Jonas 1
“Vá agora a Nínive, a grande cidade, e profira uma sentença contra ela, pois tomei conhecimento da maldade deles.” 
Mas Jonas resolveu fugir de Jeová e ir para Társis; ele desceu a Jope e encontrou um navio que ia para Társis. Pagou então a passagem e embarcou, a fim de ir com os que estavam no navio para Társis, para longe de Jeová. 
Então Jeová lançou um forte vento sobre o mar, e houve uma tempestade tão violenta no mar que o navio estava prestes a naufragar. 
Os marinheiros ficaram com tanto medo que cada um começou a clamar ao seu deus por socorro. E começaram a jogar no mar os objetos que havia no navio, para deixá-lo mais leve. Mas Jonas tinha descido ao porão do navio, onde se deitou e dormiu profundamente. 
O capitão do navio se aproximou dele e disse: “Por que você está dormindo? Levante-se, clame ao seu deus! Talvez o verdadeiro Deus mostre que se importa conosco, e não morreremos.” 
Então disseram uns aos outros: “Venham, vamos lançar sortes para descobrir quem é o culpado por esta calamidade.” Assim lançaram sortes, e a sorte caiu para Jonas. 
Eles lhe disseram: “Diga-nos, por favor, de quem é a culpa por esta calamidade que veio sobre nós? Qual é o seu trabalho, e de onde você vem? Qual é o seu país, e de que povo você é?” 
Então os homens ficaram com mais medo ainda e lhe perguntaram: “O que você fez?” (Os homens ficaram sabendo que ele estava fugindo de Jeová, porque ele havia contado isso a eles.) 
E lhe perguntaram: “O que devemos fazer com você para que o mar se acalme?” Pois o mar estava ficando cada vez mais agitado. 
Ele respondeu: “Peguem-me e joguem-me no mar, e o mar ficará calmo; porque sei que é por minha causa que esta violenta tempestade veio sobre vocês.” 
Contudo, os homens remaram com força para levar o navio de volta a terra seca, mas não conseguiram, porque o mar ficava cada vez mais agitado em volta deles. 
Então eles clamaram a Jeová: “Ó Jeová, por favor, não nos deixes morrer por causa deste homem! Não nos consideres responsáveis por derramar sangue inocente, visto que fizeste conforme a tua vontade, ó Jeová!” 
Então pegaram Jonas e o jogaram no mar, e o mar se acalmou. 
Em vista disso, os homens ficaram cheios de temor de Jeová, e ofereceram um sacrifício a Jeová e fizeram votos. 
E Jeová enviou um grande peixe para engolir Jonas, de modo que Jonas ficou três dias e três noites no ventre do peixe.