Jeremias 3
Se um homem dá o divórcio à sua mulher, e ela se separa dele e casa com outro, por acaso o primeiro terá direito de voltar a ela? Por acaso ela não está contaminada? Você se prostituiu com muitos amantes, e ousa voltar para mim? — oráculo de Javé. 
Olhe bem para o pico dos morros e me diga: Onde é que você não foi desonrada? Como viajante no deserto, você se sentava à beira dos caminhos, à disposição deles, profanando a terra com suas prostituições e maldades. 
Por isso faltaram as chuvas, e não houve chuvas tardias. No entanto, você continuou com seu jeito de prostituta, e nem com isso criou vergonha. 
Agora você me invoca, dizendo: ‘Meu Pai, tu és o amigo da minha mocidade’. 
E cai pensando: ‘Não guarde rancor eterno contra mim’. E continua tranquila, praticando maldades”. 
No tempo do rei Josias, Javé me disse: “Você viu o que fez Israel, essa rebelde? Ela andou por todos os altos montes e se prostituiu à sombra de toda árvore frondosa. 
Eu pensava que ela, depois de ter feito tudo isso, voltaria para mim. Mas não voltou. Então sua irmã Judá, a infiel, viu tudo; 
viu que eu rejeitei a rebelde Israel exatamente por causa de todos os seus adultérios, entregando-lhe o documento de divórcio. Mas a infiel Judá, sua irmã, não teve medo: também ela caiu na prostituição. 
Com sua prostituição fácil desonrou o país, cometendo adultério com os ídolos de pedra e de madeira. 
Apesar de tudo isso, a rebelde Judá, irmã de Israel, não voltou para mim de todo o coração, mas apenas de mentira” — oráculo de Javé. 
Vá, pois, e grite lá do Norte esta mensagem: Volte, Israel rebelde — oráculo de Javé. Eu não mostrarei a você uma face indignada, porque sou amoroso — oráculo de Javé — e não guardo rancor eterno. 
Vamos, reconheça a sua culpa, porque você foi infiel a Javé seu Deus: você se prostituiu com estrangeiros à sombra de toda árvore frondosa, e me desobedeceu — oráculo de Javé. 
Voltem, filhos rebeldes — oráculo de Javé — pois eu sou o Senhor de vocês e posso pegar um de cada cidade e dois de cada clã para levar a Sião. 
Pois aí eu vou lhes dar pastores de acordo com o meu coração, e eles guiarão vocês com ciência e sensatez. 
Quando crescerem e se multiplicarem no país — oráculo de Javé — então ninguém mais falará na Arca da Aliança de Javé; ninguém pensará nem se lembrará mais dela. Não sentirão falta dela e nem será refeita. 
Nesse tempo, Jerusalém será chamada ‘Trono de Javé’. Todos os povos aí se reunirão em nome de Javé, e não seguirão mais a dureza do seu coração malvado. 
Nesse dia, a casa de Judá irá ao encontro da casa de Israel, e juntas virão da região do Norte para o país que eu dei como herança aos seus antepassados. 
Eu tinha pensado contar você entre os meus filhos, dar-lhe uma terra invejável, a pérola das nações como herança, esperando que você me chamasse ‘Meu Pai’ e não se afastasse de mim. 
Mas, semelhante à mulher que trai o seu marido, assim me traiu a casa de Israel — oráculo de Javé. 
Do alto dos montes vem um vozerio: é o choro e os pedidos de piedade dos filhos de Israel que entortaram o seu caminho, esquecidos de Javé, seu Deus. 
Voltem, filhos rebeldes, e eu os curarei da sua rebeldia! ‘Vê: nós estamos de volta para ti, porque tu, Javé, és o nosso Deus. 
De fato, são mentira as colinas e os barulhos dos montes. Só Javé nosso Deus é a salvação de Israel. 
Desde a juventude a vergonha devorou o fruto do trabalho de nossos pais: vacas e ovelhas, filhos e filhas. 
Vamos nos deitar envergonhados, cobertos de humilhação, porque pecamos contra Javé nosso Deus, nós e nossos antepassados, desde a juventude até o dia de hoje, e desobedecemos a Javé nosso Deus’.