2 Samuel 5
Todas as tribos de Israel foram encontrar-se com Davi em Hebron, e lhe propuseram: “Veja! Somos do mesmo sangue. 
Já antes, quando Saul era nosso rei, o verdadeiro comandante de Israel era você. E Javé lhe disse: ‘Você será o pastor do meu povo Israel. Você será o chefe de Israel’ ”. 
Todos os anciãos de Israel foram visitar o rei em Hebron, e Davi fez um pacto com eles em Hebron, diante de Javé. E eles ungiram Davi como rei de Israel. 
Davi tinha trinta anos quando começou a reinar, e reinou durante quarenta anos. 
Em Hebron, ele reinou sete anos e meio sobre Judá. Depois, em Jerusalém, reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e sobre Judá. 
Davi marchou com seus homens sobre Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam o território. Os jebuseus disseram a Davi: “Não entre aqui, porque bastam os cegos e aleijados para o repelir”. Era a maneira de dizer que Davi não entraria na cidade. 
Nesse dia, Davi disse: “Todo aquele que ferir os jebuseus e subir pelo canal... Quanto aos cegos e aleijados, Davi os detesta”. É por isso que se diz: “Os cegos e aleijados não poderão entrar no Templo”. 
Davi se instalou na fortaleza e deu-lhe o nome de Cidade de Davi. Em seguida, construiu uma grande muralha ao seu redor, desde o Melo até o interior. 
Davi ia crescendo em poder. E Javé, Deus dos exércitos, estava com ele. 
Hiram, rei de Tiro, enviou uma embaixada a Davi, com madeira de cedro, carpinteiros e pedreiros, para construir um palácio para Davi. 
Então Davi percebeu que Javé o tinha confirmado como rei sobre Israel, e lhe estava exaltando a realeza por causa de Israel, povo de Javé. 
Os nomes dos filhos que teve em Jerusalém são: Samua, Sobab, Natã, Salomão, 
Jebaar, Elisua, Nafeg, Jáfia, 
Elisama, Baaliada e Elifalet. 
Os filisteus souberam que Davi fora ungido rei de Israel e subiram todos para o capturar. Ao saber disso, Davi desceu para o refúgio. 
Os filisteus chegaram e se espalharam pelo vale dos Rafaim. 
Então Davi consultou a Javé: “Devo atacar os filisteus? Tu os entregarás em meu poder?” Javé respondeu a Davi: “Pode atacar. Vou lhe entregar os filisteus em seu poder”. 
Davi foi para Senhor-das-Brechas e aí venceu os filisteus. Davi disse: “Javé abriu para mim uma brecha nos meus inimigos, como uma brecha feita pelas águas”. É por isso que esse lugar se chama Senhor-das-Brechas. 
Os filisteus abandonaram aí seus ídolos, e Davi com seus homens os levaram. 
Os filisteus subiram outra vez e se espalharam pelo vale dos Rafaim. 
Davi consultou a Javé, que respondeu: “Não os ataque pela frente. Dê a volta por trás deles e os ataque pelo lado das amoreiras. 
Quando você ouvir um rumor de passos na copa das amoreiras, aja com rapidez, porque é Javé quem avança à frente de você para derrotar o exército filisteu”. 
Davi fez exatamente o que Javé tinha mandado, e derrotou os filisteus desde Gabaon até a entrada de Gazer.