Isaías 66
Assim fala Javé: “O céu é meu trono e a terra, o estrado de meus pés. Que casa poderíeis construir para mim? E qual poderia ser o lugar de meu repouso? 
Todas estas coisas as fez minha mão e são minhas – oráculo de Javé. Para este eu voltarei meu olhar: para o humilde e o que tem o espírito contrito, para o que treme diante de minha palavra. 
Há quem sacrifica um boi, e é como se matasse um homem; há quem imola uma ovelha, e é como se degolasse um cão; há quem apresenta uma oferta, e é como sangue de porco; há quem queima incenso, e é como se venerasse a iniquidade. Estes escolheram seus próprios caminhos e se deleitam em suas abominações. 
Eu também escolherei sua desventura e farei recair sobre eles o que temem, porque eu chamei e ninguém respondeu, eu falei e ninguém ouviu. Fizeram o que é mau a meus olhos, preferiram o que me desagrada”. 
Promessas aos fiéis.
Escutai a palavra de Javé, vós que tremeis diante de sua palavra. Disseram vossos irmãos que vos odeiam e vos rejeitam por causa de meu nome: “Que Javé mostre sua glória, e nós vejamos vossa alegria!” Mas são eles que serão confundidos. 
Uma voz, um rumor vem da cidade, uma voz vem do templo: é a voz de Javé que paga a retribuição a seus inimigos. 
Quem jamais ouviu coisa semelhante, quem viu coisas como estas? Acaso nasce um país em um dia, acaso um povo é gerado num instante? No entanto Sião, mal sentiu as dores, deu à luz os filhos. 
“Eu que abro o seio materno não farei dar à luz?”, diz Javé. “Eu que faço gerar fecharia o seio?”, diz teu Deus. 
Consolação de Jerusalém.
Alegrai-vos com Jerusalém, exultai por ela todos os que a amais. Dançai de alegria com ela, vós todos que participastes de seu luto. 
Assim lhe sugareis o peito e vos saciareis com suas consolações; sugareis com delícia da abundância de seu seio. 
Porque assim diz Javé: “Eis que eu farei escorrer para ela, como um rio, a prosperidade; como uma torrente em cheia, a riqueza dos povos; suas crianças serão levadas nos braços, sobre os joelhos serão acariciadas. 
Como a mãe consola um filho, assim vos consolarei; em Jerusalém sereis consolados. 
Vós o vereis e se alegrará vosso coração, vossos ossos serão viçosos como a erva fresca. A mão de Javé se fará manifesta a seus servos, mas se indignará contra seus inimigos”. 
Porque eis que Javé vem com o fogo, seus carros são como um turbilhão, para derramar com ardor a ira, sua ameaça com chamas de fogo. 
Com o fogo, na verdade, Javé fará justiça sobre toda a terra, e com a espada sobre todo homem; muitos serão os feridos por Javé. 
Os que se consagram e se purificam nos jardins, seguindo alguém que está no meio, que comem carne de porco, coisas abomináveis e ratos, juntos acabarão, oráculo de Javé, 
com suas obras e seus propósitos. Conversão dos povos. " Eu virei reunir todos os povos e todas as línguas; eles virão e verão minha glória. 
Porei neles um sinal e mandarei seus sobreviventes aos povos de Társis, Fut, Lud, Mosoc, Ros, Tubal e Javã, às praias distantes que não ouviram falar de mim e não viram minha glória; eles anunciarão minha glória às nações. 
Reconduzirão todos os vossos irmãos de todos os povos como oferta a Javé, sobre cavalos, carros, liteiras, mulas, dromedários, a meu santo monte de Jerusalém, diz Javé, como os filhos de Israel levam a oferta em vasos puros ao templo de Javé. 
Também entre eles tomarei para mim sacerdotes e levitas, diz Javé. 
Sim, como os novos céus e a nova terra, que eu farei, durarão para sempre diante de mim – oráculo de Javé – assim durarão vossa descendência e vosso nome. 
Em todo mês na lua nova, e no sábado de toda semana, virá cada um prostrar-se diante de mim, diz Javé. 
Saindo, verão os cadáveres dos homens que se revoltaram contra mim; porque seu verme não morrerá, seu fogo não se apagará e serão uma abominação para todos”.