1 Timóteo 1
Paulo, Apóstolo do Cristo Jesus segundo a ordem de Deus nosso Salvador e do Cristo Jesus, nossa esperança, 
a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e do Cristo Jesus, nosso Senhor. 
Os falsos mestres.
Ao partir para a Macedônia, eu te recomendei que ficasses em Éfeso, para ordenares a alguns que parassem de ensinar doutrinas estranhas 
e de se apegar a fábulas e a genealogias sem fim, mais próprias para suscitar discussões do que para servir ao desígnio de Deus que se realiza na fé. 
Esta exortação não visa senão promover o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera. 
Por se terem desviado dessa linha, alguns se extraviaram numa inútil discussão, 
Sem dúvida, nós sabemos que a lei é boa, se dela fizermos uso legítimo, 
sabendo que ela não foi feita para o justo, mas para os iníquos e os rebeldes, os ímpios e os pecadores, os sacrílegos e os profanadores, os que matam pai e mãe, os homicidas, 
os impuros, os sodomitas, os traficantes de homens, os mentirosos, os perjuros e para todas as outras coisas opostas à sã doutrina, 
que é conforme ao Evangelho da glória do Deus bendito, que me foi confiado. 
A vocação de Paulo.
Dou graças Àquele que me deu forças, a nosso Senhor Jesus Cristo, porque me julgou digno de confiança, a ponto de chamar-me para seu serviço. 
Confiou em mim, que antes tinha sido blasfemo, perseguidor e violento. Mas usou de misericórdia para comigo, porque eu fazia isso por ignorância e ainda não tinha fé. 
Assim, a graça de nosso Senhor transbordou em mim com a fé e o amor que está em Cristo Jesus. 
Esta é uma palavra digna de fé e de inteira aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o primeiro. 
Mas se encontrei misericórdia, foi para que em mim Jesus Cristo manifestasse, por primeiro, toda a sua bondade, como exemplo para os que deviam crer nele para alcançarem a vida eterna. 
Ao Rei dos séculos, incorruptível, invisível e único Deus, honra e glória pelos séculos dos séculos! Amém. 
Conservar a fé verdadeira.
Tal é a advertência que te dirijo, Timóteo, meu filho, de acordo com as profecias outrora pronunciadas sobre ti, a fim de que, baseado nelas, te empenhes no bom combate, 
com fé e boa consciência; porque a rejeitaram, alguns naufragaram na fé,